Dia de B.P. em Grande!

Foi no passado Domingo, dia 15 de Fevereiro, em Porto de Mós, que os escuteiros da região de Leiria comemoraram mais um dia de B.P.(Baden-Powell).
Baden-Powell é o fundador do Escutismo e cuja vida é uma referência que marcou a civilização apontando o caminho para os jovens em harmonia com Deus, os outros e a Natureza.
Por volta das 8:30, multidões de escuteiros começaram a “desaguar” na pequena cidade Porto de Mós, que apresenta como painel de fundo a belíssima Serra de Aire e é coroada por um castelo que mais parece retirado dum conto de princesas e dragões. O tempo prometia oferecendo um sol que fazia de “flash” para destacar esta invasão de pequenos e graúdos de lenço amarelo, verde, azul ou vermelho. Esta multiplicidade de cores e a alegria que pairava no ar encetaram o clima entusiástico com que se iniciaram as actividades.
Após a celebração eucarística presidida pelo Sr. Bispo D. Serafim no gimnodesportivo (que funcionou por um dia como quartel general dos escuteiros) cada secção seguiu um rumo diferente recheado de variadas actividades, destinadas a desenvolver em todos um renovado fulgor escutista através de jogos, brincadeiras e uma pitada de competição.
Cansados mas munidos de uma boa disposição inesgotável, voltámos por volta das 16 horas ao gimnodesportivo onde nos foi oficialmente apresentado o Acareg2004(acampamento regional dos escuteiros da região de Leiria que tem lugar regularmente de 5 em 5 anos) que se vai desenrolar no início de Agosto em Pataias. Após esta pequena apresentação, teve ainda lugar o momento de “suspense” da tarde com a entrega dos “pinheiros verdes” aos escuteiros que através do seu trabalho e dedicação mais contribuíram para a causa escutista na região de Leiria no ano transacto.
No entanto, o clímax do dia estava guardado para os derradeiros momentos aquando da entoação dos hinos de cada secção. Cada lobito, explorador, pioneiro ou caminheiro vibrou libertando vagas de entusiasmo decoradas pelo cândido orgulho de ser escuteiro.
Foi deste modo, encerrada a comemoração do dia de B.P da Região de Leiria felicitando a excelente “encenação” deste grande dia que vai certamente ficar a brilhar na memória de todos os escuteiros que estiveram Domingo em Porto de Mós.

Ricardo Duarte